"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

ѵıѵα! ! ! ! α sgı 80 αησs ѵıѵα ! ! ! α вsgı 50 αησs ∂є яєαłızαçõєs,αѵαηçσ є sυcєssσ
ѵıѵα!!! sєηsєy

Postagens populares

sexta-feira, 22 de julho de 2011


Histórico da Divisão Sênior

BSGI

No dia 5 de março de 1982, quando se comemoravam dezesseis anos da fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai e sem que ninguém esperasse, o presidente Ikeda autorizava, no Japão, que fosse fundada a Divisão Sênior da BSGI.

A BSGI tornava-se assim, a primeira organização fora do Japão a ter uma Divisão Sênior. Dessa forma, a data de 5 de março é oficialmente considerada como a data de fundação. No entanto, devido aos preparativos para se estabelecer uma estrutura para essa nova divisão, a Reunião de Fundação da divisão Sênior da BSGI foi somente efetivada em 4 de abril do mesmo ano, com início às 14 horas, no auditório da Associação Okinawa, em São Paulo. Estavam presentes naquela ocasião mais de 1.700 representantes de diversas localidades brasileiras, como Salvador, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina. A Reunião de Fundação contou também com a presença dos coordenadores das demais divisões, que foram prestigiar o histórico acontecimento. Tinha por tema "Divisão Sênior - Pilar da BSGI", que já naquela época era o lema oficial da divisão. Como não poderia deixar de ser, o presidente Ikeda enviou uma mensagem para a ocasião em que ressaltava o significado da existência daquela divisão. A primeira cúpula a assumir a Divisão Sênior tinha Roberto Saito como coordenador e Eduardo Taguchi e Carlos Uno como vice-coordenadores.

Agosto - o mês da Divisão Sênior


No mês de agosto, mais especificamente no dia 24, comemoramos uma data muito significativa. Há 56 anos, em 1947, o jovem Daisaku Ikeda, atualmente presidente da SGI, convertia-se ao Verdadeiro Budismo. No dia 24 de agosto também comemoramos o Dia da Divisão Sênior, denominada pelo presidente Ikeda como a divisão "pilar da organização".

Não é casual o fato de o Dia da Divisão Sênior ser comemorado exatamente no aniversário de conversão do presidente Ikeda ao Verdadeiro Budismo. Por ocasião das comemorações do décimo aniversário de fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai, em 1976, foi estabelecido o dia 24 de Agosto como o Dia da Divisão Sênior. Dessa forma, tornava-se claro para os membros dessa divisão que eles deveriam caminhar sempre ao lado do presidente Ikeda. Assim, como mais um fato significativo a comemorar nessa data, a Divisão Sênior estabelecia uma nova partida e criava uma tradição ímpar na história da Soka Gakkai. Percebe-se dessa forma a grande responsabilidade que recai sobre os membros da Divisão Sênior, responsabilidade essa que se multiplica na mesma proporção em que os Seniores lideram as atividades pelo Kossen-rufu e são um exemplo para as demais divisões. Para a Divisão Sênior da BSGI, essa responsabilidade confunde-se em muito com sua missão, sintetizada no lema de "Pilar da BSGI".

SGI

A fundação da Divisão Sênior da Soka Gakkai ocorreu em 5 de março de 1966. Nessa ocasião, reunido juntamente com 750 membros da Soka Gakkai, o presidente Ikeda fundou essa divisão que desde o seu início foi considerada como o "pilar da organização". Em suas palavras, o presidente Ikeda deixou orientações marcantes para os membros da nova divisão, que podem ser resumidas nos cinco tópicos seguintes:

(1) Como pai, deve ser o "pilar do lar". Da mesma forma, os membros da Divisão Sênior devem ser o "pilar" de cada distrito;

(2) Desejo que os senhores incentivem os jovens promissores repletos de um profundo senso de responsabilidade. Com relação aos membros das Divisões Masculina de Jovens e Feminina de Jovens, protejam-nos sob suas dinâmicas e vigorosas asas;

(3) Na concretização do Kossen-rufu, a Divisão Sênior terá de assumir seu importante papel;

(4) Espero ardentemente que assumam e empenhem-se corajosamente pela causa da prática da fé e pela causa do progresso e desenvolvimento do Kossen-rufu;

(5) Reafirmo que enquanto a Divisão Sênior continuar crescendo, toda a nossa organização manterá uma base sólida. Por favor, tenham convicção nesses pontos e empenhem-se com toda a confiança. Essas palavras tornaram-se a partir de então, diretrizes para a recém-fundada divisão, as quais foram resumidas no lema "DS: Pilar da família, da sociedade e da organização".