"A grandiosa Revolução Humana de uma única pessoa irá um dia impulsionar a mudança total do destino de um país e além disso, será capaz de transformar o destino de toda a humanidade."

ѵıѵα! ! ! ! α sgı 80 αησs ѵıѵα ! ! ! α вsgı 50 αησs ∂є яєαłızαçõєs,αѵαηçσ є sυcєssσ
ѵıѵα!!! sєηsєy

Postagens populares

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ORIENTAÇÕES DE SENSEY


Frase da Semana


Frase da Semana

Edição 2065 - Publicado em 01/Janeiro/2011 - Página A2

Daisaku Ikeda

Hoje, também, vamos visitar os nossos companheiros, principalmente os que não conseguem participar das reuniões. Todos são preciosos membros da família Soka.

Mensagem


A história do triunfo da revolução humana e do dinâmico desenvolvimento do Kossen-rufu

Edição 2065 - Publicado em 01/Janeiro/2011 - Página A1
Foto recente do presidente Ikeda e sua esposa Kaneko
Parabéns pelo brilhante início do Ano dos Valores Humanos e do Dinâmico Avanço! Vamos iniciar vigorosamente esta segunda década do século 21 visando o centenário de fundação da Soka Gakkai, em 2030.
O Buda Nitiren Daishonin escreveu: “Quando o deus do sol se levanta ao alvorecer, no Leste, envia seus raios de luz, abre seus olhos celestiais e observa [o mundo todo]. Se (...) vê um devoto do Sutra de Lótus, seu coração se alegra”.1
Nas terras em que estão recitando o Nam-myoho-rengue-kyo — a lei fundamental do universo — e colocando em ação a sabedoria encontrada nos ensinamentos humanísticos do Budismo Nitiren, as divindades celestiais estão, com toda certeza, se rejubilando. Nesses locais, o impulso cheio de esperança em prol da paz e da prosperidade — o Kossen-rufu — está em andamento.
Nesta época cada vez mais problemática, vamos nos empenhar ainda mais para fazer que nossa vida fique transbordante do poder transformador, revitalizador e harmonizador da Lei Mística.
Este ano marca o sexagésimo aniversário da Divisão Feminina.2 As integrantes dessa divisão, o sol da SGI, têm papel especialmente inestimável na família, na localidade onde moram e na sociedade. Enquanto apoiamos e elogiamos calorosamente todas as integrantes da Divisão Feminina, as mães do Kossen-rufu, vamos continuar a expandir com sabedoria e harmonia nossa rede de vitória e felicidade.
O Sutra de Lótus descreve os Bodhisattvas da Terra emergindo de “todos os bilhões de terras do mundo saha”3 e atendendo ao chamado de seu mestre, Sakyamuni. Eles aparecem alegremente no local de sua missão e batalham na região com a qual possuem uma ligação cármica.
Nós, da SGI, da mesma maneira, formamos uma magnífica rede de Bodhisattvas da Terra que se estende por nosso planeta azul e se dedica à promoção da paz, da educação e da cultura. Cada um de nós escolheu, por vontade própria, nascer neste problemático mundo saha e interpretar um drama da revolução humana. O enredo de cada drama é diferente: alguns tratam do triunfo sobre a doença ou da superação da dificuldade financeira e outros sobre a solução de problemas de relacionamento. Mas todos envolvem a conquista da vitória com a transformação do veneno em remédio, transmitindo a grandiosidade da Lei Mística e proporcionando imensurável coragem e esperança.
Elogiando os irmãos Ikegami, que venceram obstáculos desafiadores com toda a coragem, Nitiren Daishonin escreveu: “Poderia haver outra história mais maravilhosa que a de vocês?”4 Não há carma negativo que não possa ser transformado pelo poder da fé na Lei Mística. Espero que cada um de vocês escreva sua própria história de triunfo da revolução humana e que ela continue a ser transmitida pelas gerações futuras.
A palavra “história” contém o termo “narrativa”. Estou atualmente engajado num diálogo com o historiador americano Dr. Vincent Harding, que foi muito amigo do líder dos direitos civis americanos Dr. Martin Luther King Jr. Comentamos que o poder da humanidade de criar histórias surge da capacidade de contá-las. O Dr. Harding fez a seguinte observação:
“Essas narrativas nos ajudam a compreender como estamos conectados uns com os outros. É esse pensamento que nos faz entender que fazemos parte de um todo — que não existe separação. Isso significa que as divisões nada mais são que ilusões. Então, nossas várias narrativas chamam a atenção para a conectividade existente entre os seres humanos.”5
Os relatos de experiência sobre a prática da fé que nossos membros da SGI contam com todo orgulho são fatos narrados do despertar para a dignidade e para o valor inerente na própria vida e o surgimento do invencível poder do Buda que vem das profundezas de seu ser. São histórias inspiradoras que nos permitem reconfirmar que, além de diferenças superficiais como etnia, idioma ou cultura, todos nós somos nobres seres humanos com o potencial para o estado de Buda. São palavras que incentivam e nos impulsionam.
Este ano marca também o sexagésimo aniversário da Divisão dos Jovens.6
No dia 6 de janeiro de 1951, meu mestre, Jossei Toda, chamou-me para que eu fosse até a sua casa. Naquele dia, em meio à grande adversidade decorrente das dificuldades com sua empresa, ele confiou o futuro a mim que estava, na época, com 23 anos de idade. Ele disse: “Não importando o que aconteça, se você e eu cumprirmos a missão de nossa vida, chegará enfim a época em que o acalentado desejo de Nitiren de concretizar o Kossen-rufu será alcançado. Independentemente do que as pessoas digam, você deve avançar firme e decididamente pelo bem da Soka Gakkai”.
Quando vigorosos discípulos entram em ação, compartilhando o mesmo espírito de seu mestre, escrevem uma poderosa narrativa e deixam uma profunda história sem igual. De fato, estamos vendo hoje os jovens da SGI do mundo inteiro realizando conquistas extraordinárias.
Conforme observou o filósofo britânico Alfred North Whitehead: “A virtude religiosa fundamental é a sinceridade”.7 Nada supera a sinceridade nem se compara a ela.
Vamos vencer no próximo ano. Que cada um escreva uma nova história do triunfo da revolução humana e do dinâmico desenvolvimento do Kossen-rufu — por meio de forte oração, dedicado esforço e sólida união.
Minha esposa e eu estamos orando sinceramente pela saúde e longevidade de nossos queridos companheiros e seus familiares nos 192 países e territórios.
Daisaku Ikeda
Presidente da Soka Gakkai Internacional

Editorial


Editorial

Edição 2065 - Publicado em 01/Janeiro/2011 - Página A2
Feliz Ano dos Valores Humanos e do Dinâmico Avanço!
Extraordinários companheiros da BSGI, desejamos a todos um glorioso ano-novo! Que 2011 seja de uma virada magnânima, como base d´uma renovada existência em prol do Kossen-rufu e do Mestre, e de avanços contínuos e grandiosos na vida pessoal.
Encerramos o cinquentenário com galhardia e sucesso absolutos! As edições anteriores mostraram quão significativas foram as atividades e a luta que todos empreenderam nesta oportunidade única vivida junto com o Mestre. O Bloco Monarca e a visita do Sr. Hiromasa Ikeda na Convenção de Manaus, com quem realizamos o sonho do presidente Ikeda e da Sra. Kaneko são realizações que jamais se apagarão dos anais da história do Kossen-rufu mundial.
Comprovamos que é possível erguer o futuro agora, tendo o Kossen-rufu como missão e o Mestre como eixo! Viver este momento juntos com o Mestre e poder alegrar o seu coração com tamanha conquista, não é algo para pessoas comuns. Isso tudo foi possível porque são todos verdadeiros Bodhisattvas da Terra, emergidos no Brasil, para cumprir a missão de transformar a BSGI Monarca do Mundo. Uma referência indelével para todos e para o futuro.
Avançar continuamente, desenvolvendo-se cada dia como pessoas valorosas e vitoriosas, se faz essencial para construir uma história de glória. Como o nosso mestre tem insistentemente orientado, derrota é melancolia, infelicidade; vitória é felicidade. Jamais nos esqueçamos disso!

O compromisso de Manaus

Nas comemorações de Manaus, os 2.500 membros representantes reconfirmaram o compromisso rumo a 2030. Todos os pontos estão nos periódicos de atividades das coordenadorias. Vamos criar valores humanos (ponto primordial da Soka Gakkai) e edificar a “BSGI de Força Jovem”, prezando cada pessoa.
Para isso, o presidente Júlio Kosaka delineou a mudança de paradigma que está ocorrendo na BSGI, como resultado do empenho dos jovens e dos resultados do cinquentenário. Até então, as pessoas tinham em mente que prática da fé era simplesmente participar de atividades. Agora está surgindo a consciência de que a verdadeira prática da fé é retornar ao ponto primordial da “fé, da prática e do estudo” [Shin-gyo-gaku] tendo como centro a missão de realizar o Kossen-rufu e a unicidade com o Mestre.
Para tanto, ele apresentou três pontos para essa mudança de paradigma: 1. Cada família faz um Chakubuku por ano, sem falta! 2. Ler o romance Nova Revolução Humana. 3. Ler os Escritos de Nitiren Daishonin na íntegra.
São pontos que devem ocorrer não só em reuniões, mas no cotidiano de cada pessoa, buscando, sobretudo, pôr em prática os ensinos do Buda e as comprovações da Soka Gakkai na vida pessoal, vivenciando-os na realidade de cada um. Empreender com sucesso esses itens neste primeiro ano da nova década é algo inestimável. Vencer agora é fundamental para ser vitorioso continuamente rumo a 2030!
Avançando eternamente juntos com o Mestre!
Em sua mensagem para a Convenção em Manaus, o presidente Ikeda deu-nos o caminho das contínuas vitórias rumo ao futuro: Fazer do coração do Mestre o seu próprio coração. Proteger a BSGI como a própria vida do Mestre. Proteger as mulheres que lutam abnegadamente. Criar jovens herdeiros de valor. Jamais ser derrotado, não importa as provações. Recitar muito mais Daimoku. Bravura e coragem até o fim. Espada da convicção e da sinceridade. Não há dúvidas de que está no coração de cada um a chave para avançar com glórias, eternamente juntos com o Mestre.
Portanto, caros companheiros, conforme o clamor de nosso Mestre neste sublime momento de partida, “visando o auspicioso centenário [em 2030] da Soka Gakkai, construam em meu lugar a Soka Gakkai da Força Jovem Brasileira!”, vamos atuar com bravura, serenidade e brasilidade, incentivando-nos mutua e calorosamente, prezando cada pessoa, na busca contínua de construir a “BSGI, supremo modelo para o mundo”, “eternamente monarca” porque cada um é monarca da vitória.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Faça o Sonho Acontecer





FAÇA O SINHO ACONTECER




Se a vida é uma estrada

Voce pode decidir

Caminhar para a vitoria

Ter um mundo mais feliz!

Não pense em desistir

O futuro está aqui

Tenha sonhos e insista

Tudo pode conseguir


Construa essa historia

Faça acontecer

Não existe um limite

Tudo é possivel

Só depende de você

Dificil,facil,longe ou perto

Faça o sonho acontecer





MUITO LINDO

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BSGI, sessão solene na Assembleia

Português (Brasil)Japanese(JP)

BSGI, sessão solene na Assembleia

Atenção, abrir em uma nova janela. ImprimirE-mail
soka1Realizou-se, no último 3 de maio, no Plenário Juscelino Kubistchek da Assembleia Legislativa de São Paulo, a sessão solene presidida pelo deputado João Caramez (PSDB) para homenagear os 80 anos de fundação da Soka Gakkai no Japão e Jubileu de Ouro da Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI).
Com o Plenário lotado por autoridades e fiéis, em sua saudação, o vice-presidente da BSGI, Wagner Issami, agradeceu a homenagem e leu a mensagem enviada pelo presidente Daisaku Ikeda em que manifestou apreço pelo Brasil, considerado por ele como país-modelo por seu espírito pacífico.
Na cerimônia, o Bunkyo foi representado pelo presidente Kihatiro Kita, presidente de honra Kokei Uehara (que também é presidente da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil) e secretário administrativo Eduardo Nakashima.
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la
Clique na imagem para ampliá-la

Notícias > Notícias Brasil > Colônia Japonesa

* Notícias > Notícias Brasil > Colônia Japonesa

Em comemoração ao cinqüentenário da BSGI

Na última sexta , 03 de dezembro foi realizada a cerimônia de inauguração do mural que fica na fachada do edifício da Associação Brasileira Soka Gakkai Internacional (BSGI) na Rua Tamandaré, 984 no bairro da Liberdade, na capital paulista. Participou do evento além do artista plástico Yutaka Toyota, o paisagista Takahashi Shishidô, o vice-presidente da Soka Gakkai Internacional Hiromasa Ikeda (filho do fundador da entidade), Julio Kosaka (presidente da BSGI) entre outros convidados.
Luci Brasil
Em comemoração ao cinqüentenário da BSGI, escultor japonês Yutaka Toyota presenteia a entidade com uma grandiosa obra de arte batizada “Portal do Sol”

Na última sexta , 03 de dezembro foi realizada a cerimônia de inauguração do mural que fica na fachada do edifício da Associação Brasileira Soka  Gakkai  Internacional (BSGI) na Rua Tamandaré, 984 no bairro da Liberdade, na capital paulista. Participou do evento além do artista plástico Yutaka Toyota, o paisagista Takahashi Shishidô, o vice-presidente da Soka Gakkai Internacional  Hiromasa Ikeda (filho do fundador da entidade), Julio Kosaka (presidente  da BSGI) entre outros convidados.
É um painel emblemático feito de tubos e chapas de aço inoxidável, mede 23 metros de altura, por 26 metros de largura. O maior monumento de parede já construído pelo artista plástico Yutaka Toyota, avaliada em um milhão de reais.  A obra utiliza-se dos símbolos máximos da vida: sol, mar, vento e a água.  “A obra é a representação harmoniosa dos elementos da natureza, e compara esta harmonia com as ações do presidente Ikeda ao longo de cinco décadas”, afirma Toyota.
É uma homenagem aos cinqüenta anos da história, da primeira viagem internacional do fundador Daisaku Ikeda e ao jubileu de ouro da sua primeira viagem ao Brasil, em outubro de 1960. O tributo é inspirado nos preceitos filosóficos da Soka Gakkai – Paz, Cultura e Educação.   
O Sol está representado em cinco circunferências sobrepostas e significa a jornada de cinco décadas desde o primeiro vôo internacional do presidente Ikeda.  Os elementos acima são raios deste sol e as cinco asas do Pássaro da Paz representam os ventos semeadores da paz pelo mundo.
A correnteza da água é composta de 50 ondas que se multiplicaram nos espelhos de aço e o colorido dessas ondas é o fruto do movimento das águas e reflete na natureza, geradora da harmonia da vida na terra. Assim como a natureza segue um fluxo harmônico e pulsante, as ações do presidente Ikeda também seguem o ritmo perfeito da vida.
Sobre a BSGI
A Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), representante da SGI no Brasil, foi fundada em 1960 por Daisaku Ikeda. O atual presidente no Brasil, Julio Kosaka, possui 120 mil associados pelo país, tem promovido exposições, intercâmbios com universidades e museus entre outras atividades nas áreas da educação e cultura. A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma associação que visa à promoção de valores como a paz e o respeito humano.
Desde 1991, a BSGI proporciona a aproximação da Universidade Soka, do Japão, com instituições educacionais do país com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico entre os alunos. Além disso, contribuiu com doações de livros a universidades brasileiras, encontros de reitores e acadêmicos e com o desenvolvimento de pesquisas ecológicas voltadas para a preservação do meio ambiente. Outro exemplo de sua atuação voltada à melhoria da educação é a implantação do projeto "Makiguti em Ação", tendo como base a teoria educacional de Tsunesaburo Makiguti de que a criança deve ser feliz enquanto estuda. Numa parceria da sociedade com a escola e a família em instituições públicas de São Paulo, o projeto tem alcançado resultados extremamente positivos.

Arte e consciência Ambiental
No campo das artes, a BSGI foi a principal responsável pela mostra "Eternos Tesouros do Japão", realizada em 1990 no Museu de Artes de São Paulo (MASP), que atraiu um público de mais de cinquenta mil pessoas. E, em 2006, no Museu Oscar Niemayer, em Curitiba, com um público aproximado de 63 mil pessoas. Também realizou a exposição "Diálogos com a Natureza Fotografias de Daisaku Ikeda", que reuniu mais de vinte mil pessoas. Em 1992, organizou a "Exposição sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento", apresentada como parte integrante do calendário oficial da Rio 92. Cerca de 360 mil pessoas visitaram a mostra. Por sua vez, a exposição "Desenhos das Crianças do Brasil e do Mundo", uma obra conjunta das organizações SGI, vem percorrendo várias cidades brasileiras com mais de 3,8 milhões de visitantes.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Faça o Sonho Acontecer


Monarcas da Vitória festejam 50 anos

Edição 2063 - Publicado em 11/Dezembro/2010 - Página A10

Organizações realizaram a Convenção Comemorativa do Brasil Monarca do Mundo ainda sob a emoção do evento em Manaus

Comoção, alegria, homenagens a veteranos, apresentações culturais marcaram as convenções nas localidades.
DA REDAÇÃO
Nos dias 4 e 5, ainda sob o clima da realização da Convenção Comemorativa do Brasil Monarca do Mundo, em Manaus, terra dos sonhos do Mestre, com a presença do vice-presidente da SGI, Sr. Hiromasa Ikeda, em todos os cantos do Brasil, integrantes da BSGI festejaram seus 50 anos de fundação.
O evento promovido nas RMs, REs, subcoordenadorias e áreas de toda a BSGI foi movido por um único sentimento: gratidão ao Mestre por fincar no Brasil a bandeira da filosofia do Budismo Nitiren. Foram meses de oração, planejamento, esforço, ensaios para realizar o melhor evento nas localidades.
Em todas, os pioneiros do Budismo no Brasil foram homenageados por terem ajudado a construir a história da BSGI sem poupar a própria vida, rompendo os limites da cultura e do idioma bem como os heróis anônimos que divulgam as publicações e oferecem, voluntariamente, seus lares para as atividades pela paz.
Sem dúvida, a emoção invadiu os participantes ao assistirem o vídeo da Convenção em Manaus e ouvir as palavras do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, na mensagem lida na ocasião: “A minha BSGI concretizou todos os blocos monarcas, e comprovou um extraordinário crescimento que a tornou literalmente digna do título de Monarca do Mundo! A BSGI é minha vida!” (Brasil Seikyo, edição no 2.062, 4 de dezembro de 2010, pág. A1.)
O presidente Júlio Kosaka esteve na RM Bauru, CRE, no dia 5, ocasião em que incentivou os cerca de 500 participantes. Ele falou sobre as metas lançadas pela BSGI visando o ano de 2030 e também sobre o foco da BSGI em 2001: estudar mais sobre o Budismo Nitiren e propagá-lo alegremente.

Convenções do cinquentenário pelo Brasil - Fotos